• Thai Santos

O que é a vida?



Tenho certeza, que você já ouviu em algum filme reflexivo, algum amigo que gosta de filosofia, ou algum familiar comentar após um evento inesperado da vida: "você tem que viver como se não houvesse o amanhã", "a vida é uma só", "aproveite enquanto está vivo", "e se hoje fosse seu ultimo dia?", "é por isso que temos que aproveitar o hoje", "o que você faria se soubesse que hoje seria seu ultimo dia de vida?". Essas são somente algumas das milhares de reflexões que não somente os filmes trazem, mas a própria vida. E eu te convido a realmente pensar nessas questões.


Toda vez que assisto um filme com alguma mensagem dessa, eu me emociono, choro, vou dormir pensando o que tenho feito ou deixado de fazer, me pergunto se realmente estou vivendo ou só sobrevivendo, me questiono se estou apreciando a vida. Tudo isso me toca profundamente. E mesmo que saiba que Eu sou ALMA, portanto eterna e infinita, essa vida aqui, do jeitinho que é, não é. A vida é finita, esse corpo físico também, minha família com cada um nessa posição familiar também. E me pergunto: como posso fazer para aproveitar tudo isso, do jeito que devo?

Mesmo que caísse nessas reflexões após um filme, passava-se um tempo e eu esquecia de pensar nisso com a frequência que esse assunto pede: todos os dias. E voltava a ter as mesmas atitudes de sempre. Do que adianta?Essas reflexões só são válidas quando te causam muito mais do que questionamentos, te causam mudanças! Mudanças de hábitos, mudança de atitude. Elas valem mesmo quando você começa a repensar todos os dias: como você pode ser uma pessoa melhor, como você pode melhorar algo que já faz, como você pode ser mais grato, como você pode transmitir mais amor, como você pode fazer mais, como você pode aprender mais, como você pode fazer algo novo, como você pode conhecer alguém ou algum lugar novo, o que ou quem você precisa dar mais importância e não está dando, o que você precisa fazer e não fez, o porquê de você ter nascido.. a lista é infinita! Mas, sabe o que não é infinito? Volto a frisar: essa sua vida de agora.

Viver vai muito além de criar seus projetos pessoais e cumpri-los, de viver sua rotina no piloto-automático, de trabalhar, de ganhar dinheiro, de fazer faculdade, de casar, de ter filhos, de se relacionar, de estudar, de viver com pensamentos individualistas; de ficar planejando como a sua vida deve ser, que carro vai comprar ou como será sua casa.

Claro, algumas das coisas que citei acima pode ser importante para você, como por exemplo: ter filhos. O que quero dizer que a vida não é SÓ isso! E essas coisas não são obrigações, são detalhes.


Viver, em si, requer uma responsabilidade enorme, porque eu não estou nesse Planeta sozinha. E o que eu faço ou deixo de fazer, além de afetar à mim, pode afetar profundamente a vida de alguém.

E esse alguém não, necessariamente, precisa ser alguém próximo ou alguém que eu conheça, sou capaz de afetar a vida de um desconhecido.Sim, nós somos completamente capazes de influenciar as pessoas!Isso é possível em diversos níveis. Como, por exemplo, ao dar um sorriso sincero para uma pessoa que está trabalhando e tendo um péssimo dia, somos capazes de fazer com que ela repense e sinta que seu dia pode melhorar. Ao dar um abraço inesperado em sua mãe e agradecer pelo almoço que ela fez, somos capazes de fazer com que ela perceba que é amada, e que tudo que ela faz, mesmo que seja diário ou rotineiro, tem um valor inestimável.

Ao criticar agressivamente alguém por algo que essa pessoa fez de errado, somos capazes de induzir essa pessoa a se entregar às crenças de autocrítica e autocobrança excessiva que ela possui: de não ser capaz de fazer nada certo, de não poder se melhorar como pessoa.Ao tratar mal uma pessoa que tem depressão, você pode ser o empurrão que "faltava" para que ela desista da sua encarnação e interrompa esse presente que lhe foi dado chamado VIDA.

A verdade é que: nós nunca sabemos o que se passa com alguém, portanto é importante que sempre sejamos gentis. Sempre tenhamos empatia.

As nossas atitudes e palavras possuem um peso gigantesco, e sei que não somos ensinados a repensar sobre isso, mas, acredite em mim, é importante! Imagine como se suas atitudes e palavras fossem uma gota "tóxica" de chuva que ao entrar em contato com o mar, causa um Tsunami.

A vida é sua, mas você não é o único que será afetado por ela. Por isso, definir do que se trata a vida é tão difícil, é tão complexo.. Porém, começar por se questionar para começar essa jornada de Autoconhecimento para definir, é um lindo começo.Afinal, além de não saber o que se passa dentro de alguém, e muitas vezes nem mesmo dentro de nós, também não temos certeza do que será o "amanhã" e muito menos, se teremos esse "amanhã". A verdadeira vida é o hoje, é a soma de vários "hoje". Não é a toa que nós chamamos nosso "hoje" de PRESENTE. É só isso que você tem, portanto cuide como um tesouro, porque se parar para pensar mesmo, é.

Autor: Thainá M. Hucan Santos.


Contato

Curitiba, Paraná

 revolucionarsecontato@outlook.com  |  Tel: 41 98826-2025

Leia meus Artigos na Caminho Solar

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Instagram - White Circle

Copyright©2020  Revolucionar-se  |  Todos os Direitos Reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now