• Thai Santos

A verdadeira Conexão


O Universo é sábio. Tão sábio, que chega a ser perfeito. Tão perfeito, que chega a ser inacreditável que não sejamos educados, desde cedo, para termos consciência de sua sabedoria.

Temos ao nosso alcance, diversas técnicas e informações, que nos possibilitam adquirir uma nova perspectiva de vida. Diferente de tudo que fomos ensinados a crer.

Cujo, para termos acesso, precisamos apenas de uma coisa muito simples: querer. Ao querer, precisamos nos comprometer à pensar diferente, abrir a mente, conhecer o novo para depois decidir o que nos faz sentido. Não aceitar a verdade como chega aos olhos.

Contudo, sempre estar aberto aos novos pontos de vistas, que são possíveis para um determinado assunto.

Cada um enxerga o mundo, de acordo com a sua realidade, suas crenças, seus programas, suas memórias, suas experiências, seus julgamentos. Cada um de nós, somos únicos, somos Universos. Somos tão complexos, que nós não conhecemos a nós mesmos por completo, mesmo que tentemos esse reconhecimento do Eu, todos os dias.

Somos seres mutáveis. E quando eu penso que já me conheci, eu mudei novamente. E volto para o final da fila, volto para o começo, volto para o zero.

Imagina, então conhecer a outro alguém? Que loucura seria?

Mas, isso é assunto para outro texto. Conversaremos em breve.


Estamos, constantemente, no Piloto-Automático. Como robôs, cumprimos nossas obrigações, fazemos nossa rotina, voltamos para a casa e dormimos. E no dia seguinte, acontece a mesma coisa.

Não vivemos o real presente, não prestamos atenção ao que importa. E além disso tudo, onde nós entramos nesse processo? A resposta é simples: não entramos. Esquecemos de nós mesmos, não nos damos atenção, já não nos cuidamos mais. E imagina nos conhecermos né? Já não sabemos onde dói, o que está acontecendo dentro da gente, o que sentimos, o que pensamos, qual a nossa verdadeira opinião sobre determinada coisa.. Nada!


Geralmente, não paramos por escolha própria, para olharmos para dentro e para as nossas vidas. Esperamos ocorrer um acidente, uma doença, uma dor ou sofrimento tão insuportável que somos OBRIGADOS a parar. É aquele famoso ditado: Se você não para, Deus te para!

Independente do seu credo ou do que você chame seu Deus. O fato é esse: não precisamos esperar que o pior aconteça, para compreendermos a importância de olhar para si. Podemos começar já, agora, nesse exato momento!

Aí você vai me dizer: "Ah, mas eu não tenho tempo!" "Ah, mas não tenho dinheiro!" "Não acho que isso seja tão importante assim, você está exagerando". Quer ver para crer?

Não tem tempo para si? Não pode cortar os gastos desnecessários, para que possa gastar com algo realmente saudável para você mesmo?

Se você não tem tempo e nem dinheiro para investir em si mesmo, há algo muito errado na forma como você leva a sua vida, não?


A reflexão foi feita. Agora vamos para a prática.


Portanto, o que fazer para que nos conheçamos?

Existe técnica para isso?

Por onde eu começo?


As respostas são:

Se conscientizar do que foi dito acima, é um belo de um começo.

Existem várias técnicas. Porém, não há um manual de instruções para esse processo de Reconexão Interior. E te digo mais: é tarefa diária. E não existe fórmula mágica ou resultados ultra rápidos.

Por dentro é o começo. Isso posso te garantir.

Tudo começa em você e termina em você! Perceba.

A maior e melhor técnica, na minha opinião, é a que os Grandes Mestres já praticavam: a Meditação!

Ela não custa nada, você pode fazer sozinho, só precisa de silêncio e tempo para dedicar a si mesmo. Não é perfeito?


Você imagine: os seres humanos loucos, sedentos por poder, dinheiro, desejo, ambição, conquistas materiais, sexo e etc.. Imagine, se TODOS parassem 5 minutos do seu dia, sentassem, colocassem uma música calma, respirassem profundamente, relaxassem, e apenas se concentrassem no momento presente, em seus corpos e sua respiração?

Você imagina os efeitos dessa pequena prática diária?


Você acha que essas pessoas teriam a mesma velocidade? Seriam ansiosas? Estariam correndo atrás de coisas que ao menos realmente sabem se desejam?

Acha que elas se estressariam no trânsito? Brigariam com frequência? Causariam acidentes por falta de atenção (por pensarem em excesso)? Acha que estariam em seus celulares, mais do que em comunicação com outros seres humanos? Acha que elas desconheceriam a si mesmas? Acha que não viveriam o momento presente? Acha que não saberiam contemplar a beleza de suas vidas e enxergá-la com outros olhos?


Eu te digo: JAMAIS!


A meditação contém tantos benefícios (comprovados cientificamente), que fica difícil de escrevê-los aqui. Mas, vamos por partes.


O que é meditar?

Não há uma definição decorada sobre o que é meditar.

Colocarei aqui, minha experiência e opinião.

Contudo, trata-se de estar no momento presente, totalmente focado. Sem pensar no passado, sem planejar o futuro, você se concentra completamente no momento onde a vida acontece: o presente.

Você se senta ou se deita, relaxa, respira profundamente, sente seu corpo, sente seu coração batendo, observa seus pensamentos passando um atrás do outro. Escuta os barulhos externos, como o som dos pássaros cantando, o barulho da chuva, a música de fundo da sua meditação. Observa sua respiração em sua plenitude: o ar que sai, o ar que entra. E com isso, vai relaxando e se voltando ao momento presente, cada vez mais.

Não há regras. Há você em contato consigo mesmo, sem a correria do dia-a- dia, apenas sentindo o ser que és. Há sua conexão com o Divino, muitos dizem que para escutar Deus/ Universo/Divino Criador/ A Consciência Divina é preciso estar em silêncio: portanto, você só escuta. Fica em silêncio e escuta.

Seus pensamentos não param, obviamente. Mas, você consegue desfocar e respeitar a velocidade com o que eles passam. Você se tranquiliza, você acalma suas emoções, e sua mente, automaticamente, respeita seu ritmo. A velocidade dos pensamentos vão, gradativamente, diminuindo. Seus pensamentos ficam mais espaçados, um entre o outro.

Você obtém clareza mental com essa técnica, porque finalmente não está no Piloto-Automático.

Seus batimentos cardíacos vão diminuindo. Você volta para o centro, se desliga do mundo externo.

Você dá um tempo à sua mente, que trabalhou o dia inteiro.


Na natureza, também sentimos essa Reconexão. Pois, nós somos a Mãe Gaia e ela somos nós. Quando estamos em contato profundo com a Natureza, estamos em contato conosco.

É por isso que a Natureza é tão preciosa nesse processo.

Experimente utilizar a Natureza em suas práticas. Meditar na natureza, colocar os pés na grama e sentir a energia da Natureza, tomar um banho de chuva e sentir a energia do céu, fazer um chá ou banho fitoenergético antes de meditar.. Tudo isso intensifica o Poder da Prática.




Para finalizar, compartilho essa Mensagem de Osho:

"A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.  É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas." Osho


Namastê.



Autor: Thainá Santos.




Contato

Curitiba, Paraná

 revolucionarsecontato@outlook.com  |  Tel: 41 98826-2025

Leia meus Artigos na Caminho Solar

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Instagram - White Circle

Copyright©2020  Revolucionar-se  |  Todos os Direitos Reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now